ELEIÇÃO E PREDESTINAÇÃO
A eleição e a predestinação do povo de Deus, não entendo como muitos pensam, que alguns são predestinados para perdição, e outros para salvação, pois, anularia o sacrifício de Cristo na cruz do calvário, por isto, o livre-arbítrio de aceitar a Jesus e escolher a Cristo como salvador, tem todo o respaldo bíblico. Tanto quanto a predestinação de seu povo. Deus tem escolhido um povo para ser exemplo aqui na terra e em breve morar no céu.
LIVRE ARBÍTRIO: Deus elegeu e predestinou um povo para si mesmo, mas, deixou para nós decidirmos se queremos participar deste povo. Ele ainda deu um incentivo: Escolhe a vida. Josué 24.15 diz: Escolhei hoje a quem sirvais.
Deuteronômio Cap. 30.19 “Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, que tenho proposto a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe, pois a vida, para que vivas, tu e a tua semente”.
Efésios Cap. 1 v. 4,5 “Como também nos ELEGEU nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade, e nos PREDESTINOU para filhos de adoção por JESUS CRISTO, PARA SI MESMO, segundo o beneplácito de sua vontade”.
ELEIÇÃO: É a escolha por Deus daqueles que crêem em Cristo; isto é: A eleição só ocorre em união com Cristo, Deus nos elegeu em Cristo, sendo assim sem Cristo não há eleição. Um exemplo bíblico da eleição do corpo coletivo de Cristo que estava na Galacia, Capadócia, Ásia e Bitinia. I Pe 1 1-2,9. Portanto, a eleição é coletiva “igreja” e não individual “pessoal”.
JESUS CRISTO: É o primeiro de todos o eleito de Deus. Mt 12.18; Is 42 1-6.
I Pedro Cap. 2.4 “E, chegando-vos para ele - pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa”. Jesus é o elo entre Deus e o homem. Porque só existe um mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. I Tm 2.5. Cf Jo 14.6.
PREDESTINAÇÃO: É o propósito de Deus incluso na eleição. A predestinação abrange o que acontecerá ao povo que Ele elegeu em Cristo. Deus predestinou seus eleitos para serem:
Conhecidos. Rm 8.29 – Conforme a imagem de Cristo. Os que dantes conheceu também...
Chamados. Rm 8.30 – E aos que predestinou a estes também chamou...
Justificados. Rm 3.24; 8.30 – Pela redenção que há em Cristo.
Glorificados. Rm 8.30 – O corpo coletivo de Cristo alcançará a glorificação.
Santos e inculpáveis. Ef 1.4 – Separados deste mundo, das coisas do mundo, do pecado.
Adotados como filhos. Ef 1.5 – Pelo espírito de adoção de filhos Rm 8 15-17.
Redimidos. Ef 1.7 – Pelo sangue de Jesus no calvário.
Criados em Cristo para boas obras. Ef 2.10.
A predestinação, assim como a eleição, refere-se ao corpo coletivo de Cristo (verdadeira igreja), e abrange indivíduos somente quando inclusos neste corpo mediante a fé viva em Jesus Cristo. At 2.38-41; 16.31. A pessoa tem que está em Cristo, para ser predestinado.
EM SUMA: No tocante a eleição e a predestinação, podemos aplicar a analogia de um grande navio viajando para o céu. Deus escolhe o navio (igreja). Cristo é o capitão, todos que desejarem fazer parte nesta viajem, podem fazê-lo mediante a fé em Cristo. Enquanto estiverem dentro do navio, estarão entre os eleitos. Caso alguém abandone o navio deixará de ser um dos eleitos. A predestinação concernente ao destino do navio e ao que Deus preparou para quem nele permanecem. O navio vai até o final do seu destino, mas quem descer antes do final da viagem ficará no meu do caminho e o navio segue avante, pois o navio (a igreja) é predestinado para salvação.
Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco!
Nenhum comentário:
Postar um comentário